domingo, 3 de maio de 2009

Síndrome de inferioridade, para quem sofre como eu, algumas palavras...



A Síndrome da inferioridade só acomete pessoas com auto-estima baixa e que se sentem inferiores à outras pessoas. Trabalham para o bem estar de todos, mas não pensam em si mesmas. Não se valorizam. Não conseguem se ajudar por não terem força, disposição e meios para fazê-lo, pois a pouca energia que lhes resta está direcionada à terceiros.



É normal e correto preocupar-se com os familiares, amigos, ou mesmo com pessoas desconhecidas e necessitadas, mas nunca colocá-los em primeiro lugar. Somos únicos em todo o universo, não há outra pessoa igual a cada um de nós. Se você pensar primeiro em você, se cuidar, fará aumentar sua auto-estima e irá prosperar. Aí sim, poderá ajudar outras pessoas.



Você tem que fazer primeiro por você, não pelos outros. A ajuda aos outros será conseqüência de seu fortalecimento e crescimento. Quem tenta ajudar sem ter condições para isso, só fica na intenção, não consegue êxito e se prejudica também. A meta para tudo que você fizer sempre deverá ser você. O sentido de sua vida está em você mesmo, não em outras pessoas. Você só conseguirá fazer algo pelos outros se pensar primeiro em você.



Não se considere inferior e nem superior à ninguém, você é simplesmente você. A resposta para sua felicidade está em você mesmo: se amar, se valorizar pelo que você tem e pelo que você é. Se agir dessa forma, sua auto-estima será valorizada e tudo lhe será favorável, o que reverterá em benefício para quem você quiser ajudar.



Isso não é egoísmo, é preservação do seu eu interior, de sua felicidade e de sua auto-estima.



"Mire-se na lua, pois se errar, estará entre as estrelas"

Um comentário:

  1. Acho que infelizmente sempre existiu e sempre era existir pessoas com baixa estima, isso quer dizer que: sempre em toda história uma parte da população mundial vai sofrer influencias da outra parcela...sendo positivamente oi negativamente.É por isso que temos estudo na área de humanas e profissionais que se dispõe a cerca dessas questões.

    ResponderExcluir